A exposição CAMINHOS REAIS é uma seleção de fotos do Caminho dos Diamantes e do Caminho Velho que interligam as cidades de Diamantina a Paraty. Nos mais de 1800 Km percorridos, foram registradas belas imagens das paisagens, de monumentos/documentos, de expressões culturais e de pessoas, o que nos faz realmente enxergar a Estrada Real como um dos roteiros mais plurais do Brasil.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Diamantina e suas raízes
















DIAMANTINA - MG

O antigo arraial do Tijuco se desenvolveu em decorrência da descoberta do diamante e do ouro nos anos vinte do séc. XVIII. O Arraial do Tijuco hoje Diamantina, se diferenciava como centro diamantino o qual possuiu um governo de regime especial e isolado do conjunto da capitania de Minas Gerais, com formas na organização social, econômica, políticas específicas e únicas comparadas às demais vilas mineiras da época.

Diamantina teve uma vida social diferenciada pelo refinamento dos costumes e dos padrões de cultura. Os hábitos, imitados da Europa, influenciaram sua sociedade, sua música, seu teatro e até alguns elementos típicos diamantinenses. Um exemplo é de como as mulheres conviviam com os homens naturalmente, o que, propiciava ao Tijuco famosos bailes e festas.
As concentrações de riquezas e poder transformaram o padrão de vida da elite de Diamantina em uma padrão inigualável da sociedade colonial mineira.

Gustavo Caetano
gucae@hotmail.com

Bibliografia:

http://www.diamantina.com.br/
http://www.diamantina.mg.gov.br/portal1/intro.asp?iIdMun=100131242
http://www.descubraminas.com.br/destinosturisticos/hpg_municipio.asp?id_municipio=28
http://www.estradareal.org.br/cidad/histo_cidad.asp?codigo=47

Nenhum comentário: