A exposição CAMINHOS REAIS é uma seleção de fotos do Caminho dos Diamantes e do Caminho Velho que interligam as cidades de Diamantina a Paraty. Nos mais de 1800 Km percorridos, foram registradas belas imagens das paisagens, de monumentos/documentos, de expressões culturais e de pessoas, o que nos faz realmente enxergar a Estrada Real como um dos roteiros mais plurais do Brasil.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Das Minas ao Porto





Com o total de 636 quilômetros o Caminho Velho interliga o Centro Aurífero, Ouro Preto, ao porto de Paraty, no Rio de Janeiro. Aberto por bandeirantes durante o século XVII, o Caminho Velho somente era vencido pelos tropeiros e viajantes após 3 meses de viagem, passando por 3 estados brasileiros, Minas, interior de São Paulo e Rio de Janeiro.
Paraty tem o título de Patrimônio Histórico Nacional desde 1996, suas ruas estão preservadas com o calçamento original de pedras e casarões do século XVIII.
Andar pelas ruas de Paraty é como voltar no tempo. Suas ruelas irregulares e de pedras nos dá um contraste interessante entre cidade histórica e cidade litorânea. Foi pelo porto da cidade por onde escoou grande parte da riqueza produzida ou retirada de nossas terras com destino a Europa.
Ao entorno de Paraty existem mais de 60 ilhas que compõem uma bela paisagem com opções de passeios de barco para conhecer algumas destas ilhas, com direito a mergulhos.
A cidade tem uma vida cultural agitada, com eventos culturais, como a Mostra de Cinema de Paraty, a Festa Literária Internacional de Paraty(Flip), a festa da Pinga, além de bares, casas de shows, bons restaurantes, pontos para compras e artesanatos.
Nos dias de hoje a cidade de Paraty está providenciando toda a documentação que possibilite sua candidatura a Patrimônio da Humanidade, título concedido pela UNESCO.


Gustavo Caetano
Bibliografia:
Guia Caminho Real, BEĨ – 2006. Lei de incentivo à cultura.
Site de Turismo de Paraty– http://www.paraty.com.br/
Prefeitura de Paraty– http://www.pmparaty.rj.gov.br/

Nenhum comentário: